Conhecimento é poder, ainda mais quando se trata da bateria do seu carro. Na verdade, é o coração e a alma do seu passeio. A última coisa que você quer é ficar encalhado com uma bateria morta. Quanto mais você souber sobre sua bateria e sistema elétrico, menor a probabilidade de ficar preso. Nós da Motoagra, estamos aqui para ajudá-lo a entender o que está acontecendo com a bateria e o sistema elétrico do seu veículo. Em média, uma bateria durará de 3 a 5 anos, mas hábitos de condução e exposição a elementos externos podem encurtar a vida útil da bateria do seu carro.
COMO EXATAMENTE FUNCIONA A BATERIA DE UM CARRO?
A bateria do carro fornece a corrente elétrica necessário para alimentar todos os componentes elétricos do seu veículo. Falando de uma responsabilidade muito grande. Sem a bateria, seu carro, como você provavelmente notou, não vai ligar.
Vamos dar uma olhada em como esse componente funciona:
- Uma reação química coloca seu carro em ação: Sua bateria converte energia química na energia elétrica necessária para alimentar seu carro, entregando tensão à partida.
- Mantem a corrente elétrica estável: não só a bateria fornece a energia necessária para ligar o carro, como também está estabilizando a tensão a fim de manter o motor funcionando.
HÁ ALGUM SINAL DE ALERTA QUE POSSA INDICAR QUE MINHA BATERIA ESTÁ NO DANIFICADA?
“Se eu soubesse antes.” Todos nós já passamos por isso antes. Felizmente, existem várias indicações e sintomas de que sua bateria pode precisar de substituição:
- Manivela lenta do motor: Quando você tenta ligar o veículo, a manivela do motor é lenta e leva mais tempo do que o normal para iniciar. É melhor descrevê-lo como o som de ruído de partida “rur rur rur”.
- Verifique a luz do motor: A luz do motor de verificação às vezes aparece quando a bateria está fraca. Luzes indicadoras de sistema estranhas , como motor de verificação e luzes do farol baixas – podem significar que há um problema com sua bateria.
- Baixo nível de fluido da bateria: As baterias do carro normalmente têm uma parte do invólucro que é translúcida para que você possa sempre ficar de olho no nível de fluido da bateria. Você também pode inspecioná-lo removendo as tampas vermelhas e pretas se elas não estiverem seladas (a maioria das baterias de carros modernas agora selam permanentemente essas peças).
- A caixa da bateria está inchada: Se o seu invólucro de bateria aparentar ter comido a camada de proteção da caixa, acarretara neste inchaço. Você pode culpar o calor excessivo por causar o inchaço da sua caixa de bateria, diminuindo a vida útil da bateria.
- Cheiro de ovo fedido e podre: Você pode notar um cheiro de ovo pungente e podre (odor de enxofre) ao redor da bateria. A causa: vazamentos da bateria. O vazamento também causa a corrosão ao redor dos polos (onde estão localizadas as conexões + e – de cabos).
- Três anos ou mais de idade da bateria: Sua bateria pode durar muito mais de três anos, mas, no mínimo, ter sua condição atual inspecionada anualmente quando atingir a marca de três anos. Os ciclos de vida útil da bateria variam de três a cinco anos, dependendo da bateria. No entanto, hábitos de condução, clima e viagens curtas frequentes (menos de 20 minutos) podem reduzir drasticamente a vida útil real da bateria do seu carro.
COMO DETERMINO SE MINHA BATERIA É MUITO VELHA?
Para começar, você pode verificar a data de fabricação da mesma. As baterias do carro duram, em média, de três a cinco anos. Lembre-se, também há sinais fracos de bateria para observar, como uma manivela lenta do motor de baixo nível de fluido. Se sua caixa de bateria estiver inchada ou inchada, há um cheiro de ovo podre fedorento vindo da bateria ou a luz do motor de verificação aparece, os problemas podem estar além da curva. E se tiver mais de três anos? Considere que é hora de um monitoramento próximo. É para isso que estamos aqui.
UMA BATERIA RUIM PODE PREJUDICAR O SISTEMA DE CARREGAMENTO OU A PARTIDA?
Pode apostar. Quando você tem uma bateria fraca, seu carro acaba colocando estresse adicional em peças saudáveis. O sistema de carregamento, o motor de partida ou o solenoide de partida podem ser afetados. Estas peças podem funcionar mal porque estão desenhando tensão excessiva para compensar a falta de energia da bateria. Deixe esse problema por resolver, e você pode acabar substituindo peças elétricas caras – normalmente sem aviso.
COMO SABE SE SEU ALTERNADOR NÃO ESTÁ DANDO ELETRICIDADE SUFICIENTE À BATERIA?
Brincadeiras à parte, vamos começar com os sintomas óbvios:
- O sistema elétrico está possuído. Luzes cintilantes estranhas ou luzes de aviso, como ‘Check Engine’, desaparecem e depois reaparecem novamente. Todos esses defeitos geralmente começam a ocorrer quando a bateria do carro está quase drenada e lutando para fornecer energia. Se o alternador estiver defeituoso, sua bateria não receberá mais uma carga e está a alguns momentos de ser totalmente inutilizável.
- A Manivela Lenta. Você está ligando seu carro, e ele continua girando e girando. Isso pode significar que seu alternador não está carregando a bateria corretamente. Se você começar a experimentar o sistema elétrico possuído também, por favor, pare na manutenção mais próxima. Seu carro pode estar a momentos de uma bateria morta e alternador estragado.
Alguma duvida? Entre em contato conosco, vamos adorar te ajudar!!